SANA - A Trilha para o Peito do Pombo é complicada demais, pois não é marcada, mas com algumas direções fica fácil:
- É só pegar a trilha paras cachoeiras e seguir sempre na trilha principal até encontrar uma porteira, depois de uns 40 minutos (nosso primeiro erro foi não ter entrado na porteira)
- Daí já se tem uma visão do Pombo. Segue por essa porteira e vai passando por várias outras tentando sempre se manter na trilha maior. A trilha passa ao lado de um curral e chega numa ponte pequena, a ponte foi o segundo erro: como sabíamos que tinhamos de atravessar o rio, fomos procurando pontes...atravessamos duas erradas (que nos levaram a vários caminhos diferentes e horas perdidas)O importante então é achar a ponte certa, e no outro lado dela achar uma placa escrita "P. do P.", a foto da ponte é essa aí em cima. - Atravessa essa porteira com a placa e segue a cerca do lado direito até uma porteira pequena perto dela. Depois é só seguir mais e atravessar outra cerca. (essa parece não ter passagem..mas é que elas são fechadas pros bois não passarem)
- Até aí já se passaram umas 2 horas, seguindo depois desse pasto, encontra-se uma fonte d'água (que é a última antes do Pombo). Só seguir mais um pouco e começa uma subida quase vertical pela mata.
- A subida dá numa rocha, aí você já tá embaixo da Pedra do Peito do Pombo. É só contornar com cuidado e subir mais um pouco que vai dar numa bifurcação. Pra esquerda é o Pombo, pra direita é uma pedra que serve com um mirante legal. Repelente é uma boa pra essa trilha, além de muita água (ou clorin pois tem fontes no caminho), comida (que erramos em só levar 4 pães) e tal; e é bom ir com calça pois tem carrapatos (tivemos q colocar saco plástico nas canelas).
A trilha dura em média 3 horas pra subir e o mesmo pra descer. É bom sair cedo pra trilha, pra poder curtir mais tempo lá emcima. É bom descer antes das 16 horas pra não pegar escuridão na trilha (como pegamos).